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A Defesa de Portugal 2015

27 A DEFAE SDAE FDEES PAO DRET PUOGRATLU 2G0A15L // AA DDeeffeessaa Naacciioonnaall 19 protocolos de cooperação formalizados em 2014 »» Fonte OCRD PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género Ministério da Administração Interna Guarda Nacional Republicana Autoridade Nacional de Proteção Civil Ministério da Educação e Ciência Direção-Geral da Educação Ministério da Saúde Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências Governo Regional dos Açores Secretaria Regional da Saúde Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros Secretaria Regional da Solidariedade Social Direção Regional da Solidariedade Social Governo Regional da Madeira Secretaria Regional dos Assuntos Sociais Serviço Regional de Proteção Civil Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais Instituto de Segurança Social da Madeira Estabelecimentos de Ensino Superior Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu Câmaras Municipais Portimão Santa Cruz da Graciosa Velas São Roque do Pico Horta Lajes das Flores Vila do Porto Porto Santo onde se realiza o DDN, que há 10 anos se iniciou com 11 centros de divulgação, em 2009 passou para 12, em 2014 para 26 e em 2015 serão 28, aproximando geograficamente o DDN dos jovens e dos contextos socioculturais em que se inserem no seu dia-a-dia, bem como da participação cívica e conhecimento das instituições e problemáticas locais; • A racionalização do Sistema de Transportes; • O alargamento da rede de locais onde se realiza o Dia da Defesa Nacional em conjugação com a racionalização do sistema de transporte dos jovens teve um impacte financeiro bastante significativo, correspondente a uma redução de 25 por cento nos encargos com transportes terrestres e 100 por cento nos transportes aéreo e marítimo. Em termos globais, o impacte financeiro com a adoção do novo modelo de Dia da Defesa Nacional permitiu uma redução de cerca de 25 por cento da despesa total relativamente ao modelo anterior. Além do conjunto de iniciativas com impacte direto na redução de despesa, importa considerar que do ponto de vista social o MDN está a estudar um conjunto de iniciativas em prol do reforço da coesão social e do combate à exclusão, bem como de outras que proporcionem uma melhor qualidade dos serviços. Em síntese, e de acordo com os resultados dos estudos sistemáticos que têm sido elaborados com base nos inquéritos sociológicos que os jovens preenchem no final de cada jornada do Dia da Defesa Nacional, no sentido de não só monitorizar a sua apreciação à organização e funcionamento deste evento, mas também de perceber a relação que se tem estabelecido entre os jovens e as Forças Armadas enquanto instituição, permitem-nos constatar que o Dia da Defesa Nacional: • Tem tido uma clara aceitação por parte dos jovens, porquanto cerca de 90 por cento gostaram ou gostaram muito de participar nas atividades que lhes foram proporcionadas; • Tem sensibilizado os jovens para a temática da Defesa Nacional; • Tem dado a conhecer as diferentes dimensões de cidadania, potenciando a intervenção de outras instituições dos vários setores da sociedade civil; • Tem promovido a equidade entre os cidadãos, sendo o único evento no país que permite reunir anualmente todos os jovens de ambos os sexos com a idade de 18 anos, conhecida apenas em parte pelo Ministério da Educação e Ciência devido aos abandonos escolares e à situação de nem todos os cidadãos cumprirem a escolaridade obrigatória; • Tem servido para que outros organismos do Estado, essencialmente responsáveis pelo desenvolvimento ou implementação de políticas públicas na área da juventude, recolham informação sobre esta população; • Tem dado a conhecer as Forças Armadas e simultaneamente permitido conhecer o que os jovens pensam da instituição militar. O Dia da Defesa Nacional tem-se confirmado como uma atividade particularmente prestigiante para a Instituição Militar e como um investimento do Estado Português nos seus cidadãos e na sua formação de cidadania.


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