Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
PORTUGAL REEQUIPA FROTA COM QUATRO NAVIOS PATRULHA “STANFLEX 300” 
 
 
José Pedro Aguiar-Branco presidiu hoje à assinatura do contrato de aquisição de navios patrulha STANFLEX 300, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite.
 

“Depois de três anos muito difíceis e exigentes na gestão da ‘coisa’ pública, este momento assinala (…) a retoma das condições para se investir na modernização das Forças Armadas, em geral, e na Marinha em particular”, afirmou o ministro da Defesa Nacional.

Durante a cerimónia de assinatura de contrato de aquisição dos navios STANFLEX 300, à Dinamarca, que decorreu na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, José Pedro Aguiar-Branco relembrou que dos 480 milhões de euros disponíveis, em 2004, para a aquisição de “cinco lanchas de fiscalização costeira e seis Navios Patrulha Oceânicos (NPO)”, apenas 2,5 % desse valor foi executado, entre 2005 e 2011.

Para o ministro da Defesa Nacional, a aquisição deste equipamento é agora possível devido ao esforço “deste Governo” (e do Ministério da Defesa Nacional, em particular) de “reequilibrar as contas públicas”, bem como à “Reforma 2020”, que teve início há cerca de três anos e na qual foram definidos o “referencial do PIB para efeitos de receita orçamental” e o objetivo de atingir 15 % para investimento em novos equipamentos, sem o aumento da “a despesa global”.

Durante a sua intervenção, Aguiar-Branco destacou ainda  as decisões tomadas durante os últimos três anos, que “contribuíram para que houvesse ganhos de gestão” e que tiveram efeitos diretos nas “condições financeiras”, permitindo poupanças de vários milhões de euros, agora afetos a áreas mais “importantes”.

O ministro da Defesa Nacional adiantou que, até ao final de 2014, será apresentada uma nova Lei de Programação Militar, dotada de “realismo e pragmatismo”, em prol de “umas Forças Armadas mais sustentáveis”.

O contrato, agora assinado, entre os ministérios da Defesa de Portugal e da Dinamarca prevê a aquisição de quatro navios patrulha STANFLEX 300, cuja modernização será feita em 2015, no Arsenal do Alfeite. A entrega à Marinha portuguesa está prevista para 2016. O investimento, incluindo aquisição e modernização, ronda os 28 milhões de euros.

Atualizado em: 24-10-2014 12:04 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer