Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral encerrou simpósio sobre Ciberespaço 
 
 
Secretária de Estado considerou o mundo online um ambiente estratégico desafiante.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional presidiu, esta quarta-feira, ao encerramento do Simpósio Internacional “Ciberespaço: Liderança, Segurança e Defesa na Sociedade em Rede”, na Academia Militar (Amadora).

Na sua intervenção, Berta Cabral defendeu que “não há segurança offline, sem segurança online”. “Montámos o nosso dispositivo de defesa a pensar nestas três dimensões [marítima, aérea e terrestre], mas somos obrigados a juntar mais uma, uma quarta fronteira que é preciso defender”, acrescentou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, referindo-se ao ciberespaço.

“A natureza única do ciberespaço precisa mais do que uma cooperação internacional entre Governos. Precisa de uma cooperação efetiva e franca que inclua nações, cidadãos e setor privado”, disse ainda Berta Cabral, apelando a esse “esforço concertado, tanto na área da Segurança como da Ciberdefesa, capaz de explorar sinergias nacionais e estimular a cooperação internacional nestes domínios”. O desafio ficou lançado: “Temos de multiplicar a nossa criatividade e inovação, a bem do desenvolvimento e da segurança do País.”

Estiveram presentes na sessão de encerramento o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Pina Monteiro, a Autoridade Nacional de Segurança, Vice-Almirante José Torres Sobral e o Comandante da Academia Militar, Major-General  Dias Coimbra.

O simpósio foi organizado pela Academia Militar e pelo Gabinete Nacional de Segurança e contou com intervenções de especialistas militares e civis portugueses e estrangeiros.

DISCURSO DA SECRETÁRIA DE ESTADO

 

Atualizado em: 30-05-2013 16:30 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer