Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Alterações na costa portuguesa “aconselham reforço na prevenção e vigilância” 
 
 
Na sessão inaugural do 2º seminário de salvamento aquático, Aguiar-Branco destacou a figura do Nadador-Salvador enquanto interface de excelência a vários níveis.
 

José Pedro Aguiar-Branco que presidiu, esta manhã, à sessão inaugural do 2º Seminário de Salvamento Aquático, destacou a importância do Nadador-Salvador enquanto “interface de excelência” nas suas muitas áreas de intervenção, perante uma plateia de instrutores dos nadadores-salvadores.

O Ministro da Defesa Nacional referiu adicionalmente que os temporais que atingiram a costa portuguesa, no inverno passado, “alteraram os perfis das praias e aconselham um reforço da prevenção e vigilância na próxima época balnear”.

“As consequências de todos estes temporais que têm assolado a costa portuguesa fazem com que aconteçam alterações, quer de perfis dos fundos, quer dos próprios perfis das praias”, pelo é necessário um "cuidado reforçado" para seguirmos “as normas e instruções que sejam dadas", referiu o José Pedro Aguiar-Branco.

O Ministro da Defesa Nacional relembrou que “todos os anos o Instituto de Socorros a Náufragos promove campanhas de prevenção nas escolas e instituições para divulgar os cuidados a ter nas praias” e que este não será exceção.

"Isso acontecerá este ano com uma chamada de atenção especial que obriga a cuidados complementares, ter atenção aos sinais, às normas, à sinalética que visa proteger os banhistas", frisou Aguiar-Branco.

A sessão de abertura deste seminário ficou também marcada pela assinatura de um protocolo entre a Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa, a Autoridade Marítima Nacional e a empresa Noras Perfomance, destinado ao desenvolvimento de uma boia de salvamento autopropulsionada. Esta boia destina-se a ser utilizada em zonas de risco em mar alto ou quando as condições de mar dificultem o socorro ou ponham em causa a vida do nadador-salvador.

O projeto, que está a ser desenvolvido exclusivamente em Portugal, representa um investimento de 200 mil euros.

Vídeo sobre o 2ª Seminário de Salvamento Aquático

 

Atualizado em: 17-03-2014 17:05 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer