Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Seis municípios açorianos cooperam com a Defesa 
 
 
Protocolos assinados no Faial visam benefícios mútuos no âmbito da realização do Dia da Defesa Nacional para os jovens das seis ilhas contempladas.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional assinou, esta terça-feira, cinco protocolos de cooperação no âmbito do Dia da Defesa Nacional com os municípios açorianos de Horta (Faial), Santa Cruz da Graciosa, Velas (São Jorge), São Roque (Pico) e Lajes (Flores). Idêntico protocolo será assinado com a Câmara Municipal de Vila do Porto (Santa Maria), ausente na cerimónia realizada nos Paços do Concelho da Horta por indisponibilidade de transporte.

Os protocolos preveem uma série de medidas de cooperação entre os municípios onde existe porto com capacidade de operação da corveta da Marinha, em missão nos Açores, a bordo da qual decorrerão as atividades do Dia da Defesa Nacional para os jovens de cada uma destas seis ilhas.

A adoção desta unidade móvel para realizar as atividades do Dia da Defesa Nacional permite poupanças significativas, evitando a deslocação por via aérea dos jovens destas seis ilhas para a Terceira (Base das Lajes) ou São Miguel (Campo Militar de São Gonçalo). No conjunto das seis ilhas, residem mais de 600 dos cerca de 3500 jovens açorianos convocados para as atividades do Dia da Defesa Nacional este ano. Os três jovens do Corvo que em 2015 completarão 18 anos serão integrados no grupo das Flores.

Além de contribuir para a formação cívica dos jovens, a nova versão do Dia da Defesa Nacional, implementada desde o início do ano, permite uma maior aproximação entre a sociedade civil e a instituição militar, constituindo, atualmente, a única ocasião de contacto direto da maior parte da juventude com as Forças Armadas.

A mensagem respeitante à componente militar da Defesa Nacional tem agora maior interatividade e representatividade dos ramos das Forças Armadas e foram incorporadas outras instituições com missões no âmbito das componentes não militares da Defesa Nacional, na qualidade de parceiros institucionais.

Atualizado em: 22-07-2014 18:42 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer