Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Presidente da Memória do Holocausto recebido por Berta Cabral 
 
 
O luso-canadiano Mário Silva é o atual responsável pelas atividades da organização que reúne 31 países na luta contra o antissemitismo, desde 1998.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, recebeu em audiência de apresentação de cumprimentos o presidente da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (AIMH), Mário Silva.

Mário Silva é um destacado membro da comunidade luso-canadiana que assume a presidência da AIMH (ou IHRA, na designação em inglês) entre março de 2013 e março de 2014, por indigitação do governo canadiano.

A AIMH é um organismo intergovernamental com 31 países-membros e escritório permanente em Berlim, mandatado para atrair o envolvimento de líderes políticos e sociais, com o objetivo de incentivar a memória do Holocausto, a pesquisa e a abordagem no ensino deste período traumático da história ocidental, tanto ao nível das nações aderentes como internacionalmente. Portugal é um dos cinco países que participa nas reuniões com estatuto de observador.

Por iniciativa do antigo primeiro-ministro sueco Göran Persson, a AIMH foi criada em 1998, sob a designação inicial de Task Force para a Cooperação Internacional na Educação sobre o Holocausto, Memória e Pesquisa (ITF).

A presidência da AIMH é rotativa e composta por três elementos: o presidente, o antecessor e o sucessor. Por esta razão, Mário Silva já se encontra afeto a esta missão de cariz diplomático desde o início de 2012.

Licenciado pela Universidade de Toronto (Canadá) e Sorbonne (França), com mestrado em Direito Internacional por Oxford (Inglaterra) e doutoramento em Direito pela Universidade Nacional da Irlanda, em Galway, Mário Silva foi sucessivamente eleito para diversos cargos políticos no Canadá entre 1994 e 2011, incluindo o de deputado. Além de distinções do Parlamento canadiano e da comunidade judaica, devido à sua militância no combate ao antissemitismo, Mário Silva recebeu o título de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra (França), a Ordem do Rio Branco (Brasil) e a portuguesa Ordem de Mérito.

Atualizado em: 30-10-2013 12:30 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer