Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
IASFA e Cruz Vermelha partilharão prédio militar em Ponta Delgada 
 
 
Berta Cabral visitou instalações do antigo Centro de Recrutamento Militar, em Ponta Delgada, onde serão feitas importantes obras de reabilitação.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional visitou ontem o Prédio Militar n.º 7 (PM7), situado na Rua do Frias, em Ponta Delgada, onde será instalado o Centro de Apoio à Família Militar residente nos Açores e aos beneficiários da Cruz Vermelha Portuguesa, em resultado de uma parceria entre o Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

“Esta solução tem a vantagem de dar dignidade às instalações das duas instituições e de permitir que melhorem e alarguem os seus serviços no âmbito de competências na saúde e na ação social e humanitária, que são coincidentes ou complementares”, considerou Berta Cabral.

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional foi acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e pelo Comandante da Zona Militar dos Açores (ZMA), Major-General Cardoso Lourenço.

A reabilitação do prédio da Rua do Frias, cujas obras deverão iniciar-se até final do ano e poderão atingir os 900 mil euros, resolverá simultaneamente problemas do IASFA, da CVP e também da Delegação da Liga dos Combatentes, além de pôr fim à degradação de um prédio que não está a ser utilizado pelo Exército.

“A reabilitação urbana é uma preocupação para qualquer cidade e este edifício, de grande porte, é patrimonialmente importante pela sua história e valor arquitetónico. Por isso se considera fundamental o envolvimento e empenhamento da Câmara Municipal de Ponta Delgada”, explicou Berta Cabral.

“Este projeto é, simultaneamente, vantajoso para Ponta Delgada, porque ajuda a revitalizar o centro histórico da cidade, e de interesse para a comunidade, pois destina-se a instituições de cariz humanitário”, realçou a governante.

O IASFA tem os serviços da Assistência na Doença aos Militares (ADM) provisoriamente instalados na área militar de São Gonçalo e o Centro de Apoio Social (CAS) de Ponta Delgada dispõe de um serviço consultas de Clínica Geral e Familiar/Medicina Interna, Enfermagem e Exames Complementares de Diagnóstico num posto clínico na Avenida D. João III.

A Delegação da CVP em Ponta Delgada estava sediada na Rua do Melo, num edifício alugado e com visíveis sinais de degradação, que levaram ao encerramento do posto de saúde, no ano passado. Criada em 1918 e contando com mais de 230 sócios, assumirá agora a condição de Centro Humanitário da CVP, o que lhe dará maior abrangência e transversalidade para servir a população em geral. Até à inauguração das novas instalações na Rua do Frias, o Centro Humanitário da CVP ficará junto à área militar de São Gonçalo.

O Centro de Apoio Social (CAS) de Ponta Delgada do IASFA tem apoiado um universo de 3.500 utentes da chamada família militar, incluindo titulares, familiares, deficientes das Forças Armadas e civis, correspondendo à totalidade dos beneficiários da Assistência na Doença aos Militares (ADM), nas nove ilhas da Região Autónoma dos Açores.

Atualizado em: 30-08-2014 18:35 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer