Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral visita OGME e DGME 
 
 
A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional visitou esta terça-feira as Oficinas Gerais de Material de Engenharia (Belém) e o Depósito Geral de Material do Exército (Benavente).
 

Nas primeiras visitas de trabalho do ano, Berta Cabral foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Pina Monteiro, que se fez acompanhar pelo Quartel-Mestre-General, Tenente-General Pereira Agostinho. O Diretor Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa, Major General Manuel Chambel, também integrou a comitiva.

Numa introdução ao brífingue do diretor, Tenente-Coronel Sousa Pires, as Oficinas Gerais de Material de Engenharia (OGME) foram apresentadas pelo General Pina Monteiro como "um pilar na estrutura logística, uma espécie de ‘hospital’ central do material do Exército”.

Com meia centena de civis ao seu serviço, enquadrados por 17 militares, as OGME fazem a manutenção de viaturas, de armamento e de equipamento industrial de frio e calor prioritariamente para o Exército português mas dispõem de autonomia administrativa e financeira para estabelecer contratos com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

As OGME são essenciais para o Exército, cabendo-lhes a responsabilidade de reparar os sistemas de armas de artilharia de campanha e antiaérea, os carros de combate e outras viaturas blindadas, entre muitas outras intervenções.

No Depósito Geral de Material do Exército (DGME) foi o diretor, Coronel Rui Ramalhete, que explicou a missão da estrutura que, desde 2002, concentra nas instalações de Benavente o material que anteriormente estava disperso por cinco depósitos de material: de Guerra, de Intendência, de Engenharia, Sanitário e de Transmissões.

Com centros para a receção, armazenamento e expedição de material militar e até sanitário utilizado pelo Exército, o DGME tem cerca de 31 milhões de artigos inventariados, desde parafusos a carros de combate, que permitem responder às necessidades logísticas do Exército e, ainda, apoiar a Proteção Civil.

 

Atualizado em: 22-01-2014 10:17 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer