Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral lembra que a ciberdefesa é um desafio para todos 
 
 
Perante uma plateia internacional de quadros civis e militares, a governante realçou a necessidade de preparar líderes para enfrentar as ameaças neste novo mundo sem fronteiras.
 

“Cuidar do mundo cibernético é um desafio para o qual estamos todos convocados”, afirmou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, esta quarta-feira, na Academia Militar, na Amadora, no encerramento do Strategic Decision-Making Course and Exercise on Cyber-Crisis Management.

Destinada a quadros civis e militares, portugueses e estrangeiros, esta formação foi promovida pelos Ministérios da Defesa de Portugal e da Estónia e pela Agência Europeia de Defesa, cabendo a operacionalização do curso ao Instituto de Defesa Nacional (IDN), à Academia Militar e à European Cyber Security Initiative, uma organização não-governamental da Estónia.

“Não é possível enfrentar ciberameaças sem planos adequados das forças militares e de segurança nem, simultaneamente, sem boas práticas da sociedade civil”, notou Berta Cabral, admitindo que, nesta matéria, “é difícil definir o que é público e privado, governamental ou não-governamental, civil ou militar, nacional ou internacional mas todos estes domínios precisam de ser protegidos e defendidos”.

Dirigindo-se aos líderes recém-formados como “atores e guardiões” do mundo cibernético, Berta Cabral colocou a tónica na necessidade de ter pessoas adequadamente preparadas para combater eventuais ciberataques. “Este aspeto é essencial para a segurança e a defesa de todos nós e, certamente, a ciberdefesa irá ser uma prioridade da Escola de Sistemas de Informação e Comunicações da NATO, em Oeiras”, confiou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional.

DISCURSO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL

 

Atualizado em: 18-05-2014 18:52 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer