Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral no Dia da Bastilha em Paris 
 
 
Portugal participou no desfile que evocou o centenário da Grande Guerra, com uma representação de três militares e quatro civis, à semelhança de outros 80 países.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional participou esta segunda-feira, em Paris, nas celebrações do Dia da Bastilha, que este ano serviram evocaram o centenário da Primeira Guerra Mundial.

Ao lado das delegações de cerca de 80 países, Portugal esteve presente no grande desfile nos Champs-Elysées com uma representação de três militares (porta-estandarte e guarda de honra) e quatro civis (duas raparigas e dois rapazes).

A grandiosidade que os franceses quiseram dar as estas cerimónias fica bem evidente nos números do desfile com duração de cerca de duas horas: 3.750 militares, 280 veículos, 240 cavalos, 98 aeronaves (incluindo 36 helicópteros) e 76 cães, além das três centenas de jovens civis que executaram uma coreografia, concebida por José Montalvo, para simbolizar a fraternidade entre os povos e que inclui uma largada de pombas brancas, ícones da paz.

Este ano em Portugal, o principal momento das Evocações do Centenário da Primeira Grande Guerra, acontecerá nas cerimónias simultâneas com honras militares, em cada um das capitais de distrito e nas regiões autónomas, no dia 18 de outubro, durante as quais serão colocadas placas de homenagem aos Mortos em Combate junto aos monumentos já existentes.

Atualizado em: 17-07-2014 15:46 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer