Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Cinco protocolos com parceiros do Dia da Defesa Nacional 
 
 
Cerimónia, com a presença de quatro Secretários de Estado, revela compromisso de entidades não militares de mostrar aos jovens que “a Defesa Nacional é um dever de todos nós”.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional presidiu esta terça-feira à cerimónia de assinatura de cinco protocolos de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional e parceiros institucionais nas atividades do novo modelo do Dia da Defesa Nacional. Os protocolos envolveram a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Guarda Nacional Republicana, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a Direção-Geral de Educação e o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

“A cooperação com parceiros estratégicos institucionais com ligação aos jovens - nomeadamente nas áreas do ensino, da juventude e do apoio ao cidadão - é essencial para cumprir os objetivos do Dia da Defesa Nacional”, afirmou Berta Cabral.

A cerimónia, realizada na Base Aérea n.º 5, paralelamente às atividades do Dia da Defesa Nacional, contou com a participação dos Secretários de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Fernando Alexandre, dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, e do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, que assinaram os protocolos na qualidade de tutela de alguns dos parceiros do Dia da Defesa Nacional, um dos pilares do atual modelo do serviço militar e, para a maior parte dos jovens, a única oportunidade para contactar diretamente com as Forças Armadas.

Este ano foram convocados 132 mil jovens (todos os portugueses que completam 18 anos em 2014) para participarem no Dia da Defesa Nacional, em 26 locais do Continente e das Regiões Autónomas, incluindo um centro de divulgação móvel numa corveta da Marinha.

As alterações introduzidas este ano no modelo do Dia da Defesa Nacional, entre as quais a utilização de tablets para difusão e recolha de informação durante as atividades, permitiram a poupança de cerca de 1,5 milhões de euros.

Na visita às atividades em Monte Real, Berta Cabral dirigiu-se aos 135 jovens dos concelhos da Nazaré e Alcobaça fazendo votos para que “nunca mais esqueçam o dia que passaram na Base Aérea n.º 5”.

“Só quem conhece pode dar valor e perceber a importância das Forças Armadas, que nos permitem estarmos preparados para evitar a guerra, cumprem missões internacionais de grande interesse para o nosso país e prestam apoio às populações como, por exemplo, nas missões de busca e salvamento e no combate aos incêndios”, justificou Berta Cabral.

Acompanhada pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro e pelo Comandante da Base Aérea n.º 5, Coronel Alves Francisco, Berta Cabral visitou a unidade que acolhe as Esquadras 201 “Falcões” e 301 “Jaguares”, que operam aviões de caça F-16MLU, alguns em estado de prontidão permanente.

Atualizado em: 10-09-2014 11:22 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer