Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral realça medidas para proteger ex-combatentes 
 
 
A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional presidiu às cerimónias de comemoração do 31.º aniversário da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, este domingo, em Tondela.
 

Berta Cabral afirmou que “o Estado tem a obrigação de compreender e respeitar os homens que sofreram diretamente com a Guerra do Ultramar” e recordou que o Ministério da Defesa Nacional reserva meio milhão de euros do seu orçamento anual para ajudar a financiar as várias associações que prestam apoio aos antigos combatentes, indo além do pagamento de pensões a mais de 13 mil pensionistas, suportadas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) e pela Assistência na Doença aos Militares (ADM).

“Não se trata de apoiar por compaixão, mas sim por obrigação”, realçou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, acrescentando a preocupação do Governo em proteger os antigos combatentes – incluindo deficientes e outros pensionistas – como ficou implícito em recente iniciativa legislativa.

Berta Cabral fez o discurso de encerramento da sessão solene, que contou também com intervenções do presidente de Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar (ANCU), António Ferraz, do presidente da Mesa da Assembleia Geral da instituição aniversariante, Tenreiro da Cruz, e do presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carlos Marta. O autarca anunciou a atribuição da Medalha de Mérito Municipal à ANCU, esta segunda-feira, feriado municipal em Tondela.

A sessão solene, no Auditório Municipal de Tondela, foi antecedida pela deposição de coroas de flores junto ao Monumento dos Combatentes, com a participação de várias associações de ex-combatentes de todo o País, e de uma visita à sede e posto médico da Associação Nacional de Combatentes do Ultramar. O programa do 31.º Aniversário da ANCU incluiu missa na Igreja do Carmo e almoço-convívio no Pavilhão junto ao Estádio João Cardoso.

DISCURSO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL

 

Atualizado em: 16-09-2013 13:48 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer