Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Portugal vai apresentar proposta para colégio militar em Luanda 
 
 
Berta Cabral assumiu compromisso em reunião com homólogo angolano, onde a cooperação nas áreas do ensino e da saúde militares estiveram em destaque.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional encontrou-se, na manhã de terça-feira, em Luanda, com o homólogo angolano para a Política de Defesa Nacional, Almirante Gaspar dos Santos Rufino, para debater temas da cooperação bilateral, nomeadamente nas áreas do ensino e da saúde militares e das indústrias da defesa.

Berta Cabral considerou a reunião "muito produtiva e com medidas concretas", no sentido de incrementar o relacionamento entre Portugal e Angola.

Um dos compromissos assumidos pela delegação portuguesa foi a apresentação, até final do ano, de uma proposta para a instalação de um colégio militar em Luanda, desejado pelas autoridades angolanas. O acolhimento em Portugal de alunos angolanos para frequentar o Colégio Militar e as Academias dos três Ramos das Forças Armadas, também foi analisado.

Quanto à saúde militar, Berta Cabral anunciou a realização de um seminário já no mês de setembro, decisivo para permitir fechar alguns dossiers da cooperação bilateral. Portugal também se comprometeu a apresentar, nessa altura, uma proposta para prestar assistência médica, no polo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas (HFAR), a militares ou ex-militares angolanos.

A possibilidade de estender a Angola programas de reinserção profissional para ex-militares como o Defesa Empreende e a eventual extensão dos Centros de Incubação Empresarial da Defesa também estiveram em cima da mesa.

A comitiva portuguesa integrou os diretores-gerais de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres, e de Recursos da Defesa Nacional, Alberto Coelho, e os presidentes da Liga dos Combatentes, Tenente-General Chito Rodrigues, e da idD-Plataforma das Indústrias de Defesa, Eduardo Filipe.

Na tarde de terça-feira, Berta Cabral visitou o Museu de História Militar, na Fortaleza de S. Miguel, em Luanda, e terminou o dia numa recepção promovida pelo Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal, Luís Leandro da Silva, onde também estiveram o Secretários de Estado angolanos dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Clemente Conjuca, e para a Política de Defesa Nacional, Almirante Santos Rufino.

Atualizado em: 31-08-2015 10:31 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer