Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
CEMGFAs da CPLP reuniram em Lisboa 
 
 
Decorreu, nos dias 9 e 10 de abril, a XVI reunião de Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da CPLP.
 

Decorreu, nos dias 9 e 10 de abril, em Lisboa, a XVI reunião de Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no âmbito da componente de defesa e cooperação da CPLP.

O evento, presidido pelo Chefe-do-Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas, General Artur Pina Monteiro, contou com a participação dos representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

No âmbito desta reunião foram analisadas a Situação Político-Militar e as questões internacionais de Defesa e Segurança com eventuais implicações para os países da CPLP.

Na agenda dos Chefes Militares estiveram ainda a revisão do Protocolo de Cooperação da CPLP no Domínio da Defesa e os Exercícios da série FELINO.

O ciclo 2014-2015 do Exercício FELINO realiza-se em Timor-Leste e Portugal, respetivamente, sendo que as atividades de planeamento estão a decorrer conforme o plano. Nesta reunião ficou ainda definido que o próximo ciclo 2016-2017 se realizará em Cabo Verde e Angola, respetivamente.

No dia 10 de abril, ao final da tarde, o CEMGFAs da CPLP foram recebidos pelo ministro da Defesa Nacional, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, para a Recepção dos Alunos Bolseiros dos Países de Lingua Oficial Portuguesa.

Atualizado em: 11-04-2014 17:24 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer