Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ciberdefesa e Afeganistão em foco na Reunião dos Ministros da Defesa da NATO 
 
 
A reunião decorreu nos dias 4 e 5 de junho, em Bruxelas, e nela se debateram questões fundamentais relativamente ao futuro da Aliança.

A agenda das reuniões focou-se sobre tópicos fundamentais da conjuntura da NATO, a defesa das redes informáticas, o futuro da missão no Afeganistão pós-2014, cooperação alargada entre Estados-Membros e o aprofundamento de parcerias da NATO com estados do Cáucaso.

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco fez um balanço positivo das várias reuniões, onde teve a oportunidade de cimentar a posição de Portugal no seio da NATO e reafirmar o empenho de Portugal e do Governo para com a Aliança na prossecução dos objetivos definidos não obstante as restrições orçamentais existentes e a reforma das Forças Armadas em curso.

Em declarações à margem da reunião, José Pedro Aguiar-Branco reafirmou o objetivo da reforma em curso em promover “uma gestão mais eficiente para responder às exigências" apresentadas pela imperiosa necessidade cumprir as missões nacionais e internacionais consagradas às Forças Armadas.

O Ministro da Defesa Nacional, quando inquirido, reiterou que o “redimensionamento das capacidades de resposta” nunca comprometerá a dimensão operacional e que as linhas de orientação definidas tornam “possível responder aos desafios em matéria de Defesa Nacional de uma forma coerente e sistémica" não descurando a constante preocupação do Governo “em relação às prioridades que devem dar ao setor da Defesa".

Atualizado em: 05-06-2013 14:57 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer