Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Aguiar-Branco destaca o “realismo” dos chefes militares na “Reforma 2020” 
 
 
No discurso da Cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo 2013/2014, no IESM, o Ministro da Defesa Nacional enaltece a postura exemplar dos militares.
 

O Ministro da Defesa Nacional destacou o papel dos chefes militares na elaboração da “Reforma 2020”, “que tem por objetivo adaptar a capacidade das Forças Armadas para o cumprimento das missões atribuídas, num quadro orçamental obrigatoriamente mais restritivo”.

Durante a abertura solene do ano letivo do Instituto de Estudos Superiores Militares, em Lisboa, José Pedro Aguiar-Branco referiu que os chefes militares “foram capazes, nestes últimos dois anos e meio, de olhar para as circunstâncias sem perder de vista a estrutura” e de “cuidar com realismo do presente sem esquecer que ele só faz sentido se houver um futuro”.

Para o Ministro da Defesa Nacional, a Instituição Militar foi, no contexto económico atual, “a mais revolucionária” porque “fez o que poucos julgavam ser possível e que alguns desejavam que não se fizesse”, “apostando na articulação de processos, na exploração de sinergias comuns e na capacidade reforçada de operar em conjunto”.

Relembrando as sucessivas reformas de que as Forças Armadas têm sido alvo, José Pedro Aguiar-Branco frisou que “este espírito irá manter-se nos próximos anos” e que “os que assumirem agora responsabilidades de chefia serão seguramente continuadores da expressão maior do ser militar”.

“Esta expressão maior traduz-se no elevado respeito que a todos merece esta instituição fundacional do Estado português e pilar estruturante da nossa democracia”, afirmou ainda.

Para o Ministro da Defesa Nacional, os militares “estão habituados a cumprir a sua missão, muitas vezes nos teatros de operações mais complicados” pelo que poderão ser o exemplo de que “o País precisa para vencer o seu pessimismo”.

 

DISCURSO DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL

 

Atualizado em: 27-11-2013 20:37 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer