Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Braga e Ponta Delgada são áreas-piloto de protocolo do IASFA e CVP 
 
 
Berta Cabral considerou a assinatura do documento “o sinal de que se pretende dar passos concretos” para alargar a cooperação entre as duas instituições tuteladas pelo Ministério da Defesa Nacional.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional presidiu à assinatura de um protocolo entre o Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que alargará o âmbito da cooperação entre as duas instituições. O documento foi rubricado esta quarta-feira pelos respetivos responsáveis, no Centro de Apoio Social (CAS) de Lisboa, do IASFA.

Berta Cabral considerou a celebração do protocolo “o sinal de que se pretendem dar passos concretos” e de que “existe predisposição para ir mais além na cooperação, conjugando esforços”. “Se houver êxito nestes projetos-piloto, isso incentivará outras ações”, notou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional.

O objetivo do protocolo é garantir a proximidade, a eficácia, a modernidade e a adequada gestão dos recursos disponíveis e atribuídos ao apoio social prestado aos beneficiários da CVP e do IASFA, designadamente em termos de cuidados primários de saúde, residências assistidas, apoio domiciliário, centros de dia, postos clínicos e transporte de doentes.

Na sequência de dois protocolos anteriores, um respeitante à prestação de cuidados de saúde no Hospital da CVP e outro nas Unidades de Cuidados Continuados desta instituição, o novo documento define como áreas-piloto de aplicação os CAS de Braga e de Ponta Delgada, cujas instalações serão partilhadas pelo IASFA e pela CVP.

Esta iniciativa corresponde às orientações políticas relativas à restruturação do apoio social previstas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 26/2013, de 19 de abril, designada “Defesa 2020” e tem em conta os pontos de convergência entre as missões do IASFA e da CVP no que respeita à ação social e à assistência humanitária e social.

Atualizado em: 24-10-2013 13:09 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer