Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Portugal vende dois Aviocar C212 à República Oriental do Uruguai 
 
 
O contrato foi assinado esta manhã numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional.
 

Foi assinado, esta manhã, o contrato de alienação de aeronaves C212 Aviocar à República Oriental do Uruguai, pela Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, e pelo Subsecretário da Defesa uruguaio, Jorge Menéndez.

Para além da alienação das aeronaves, em estado de “usadas, livres de quaisquer ónus e obrigações”, o contrato contempla, a entrega de “sobresselentes e documentação disponíveis” e a prestação de um “serviço de recuperação das aeronaves para estado de voo”.

Após a assinatura do contrato, o Subsecretário da Defesa do Uruguai dirigiu algumas palavras aos presentes destacando as relações históricas existentes entre Portugal e a República Oriental do Uruguai - que remontam aos Descobrimentos - e a cooperação que existe atualmente entre estes dois países “amigos”.

Para Jorge Menéndez este acordo deverá abrir portas “para o futuro” e a recepção destas aeronaves significarão, para o seu País, não só a ampliação de capacidades no controlo do “mar territorial” mas também da sua futura plataforma.

Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, por sua vez, afirmou que este acordo é “um passo importante na consolidação de um relacionamento” entre os dois países e que segue a linha deste Governo em “incentivar e internacionalizar as nossas indústrias de Defesa.

Berta Cabral espera ainda que ocorra “um processo de aproximação e de cooperação bilateral entre os dois países” que “não se pode satisfazer [apenas] com a assinatura de um contrato”.

“Nós precisamos de ter esta expectativa de construir de forma mais consolidada esta relação política e esta relação económica. Porque as relações assentam cada vez mais na diplomacia política e na diplomacia económica”, referiu ainda.

Atualizado em: 19-12-2014 19:16 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer