Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Portugal e Espanha preparam novo acordo bilateral na área da defesa 
 
Mesa da reunião do IV Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa 
O IV Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa decorreu, no dia 4 de junho, no âmbito da XXVII Cimeira Luso-Espanhola.
 

Decorreu, esta quarta-feira, a XXVII Cimeira Luso-Espanhola, em Vidago, Chaves. Durante esta Cimeira ocorreram várias reuniões sectoriais, em áreas como saúde, transportes e defesa. Estiveram presentes 6 ministros e 6 secretários de estado, de cada governo e o primeiro-ministro português e espanhol, Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy, respetivamente.

No âmbito desta Cimeira reuniu-se também o IV Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa tendo estado presentes os ministros da Defesa de Portugal e Espanha, José Pedro Aguiar-Branco e Pedro Morenés Eulate, respetivamente, e o primeiro-ministro português e espanhol.

Na sequência desta reunião Pedro Passos Coelho comunicou que os governos de Portugal e Espanha estão a trabalhar na negociação de "um novo acordo bilateral de defesa".

O primeiro- ministro português referiu ainda o "degradar da situação de segurança no continente europeu", aludindo à situação da Ucrânia e dizendo que esta questão representa “uma séria ameaça à estabilidade euro-atlântica” e que a próxima Cimeira da NATO, no País de Gales, será um “ponto de viragem” para a Aliança Atlântica. Passos Coelho referiu também a "vizinhança a sul" do continente europeu como o outro dos "dois riscos securitários" em voga.

Para além disto, e no que diz respeito à Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia, foi destacada a relevância da aprovação da Estratégia Europeia de Segurança Marítima até junho de 2014.

A situação no Sahel e as respetivas consequências para a segurança europeia foi um dos pontos que mais se destacou, tendo os dois países reafirmado a necessidade de melhorar a atuação conjunta, especialmente no Golfo da Guiné. 

Foi reiterado o apoio às missões e operações da União Europeia em África. 

Atualizado em: 06-06-2014 19:13 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer