Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
“Cooperação Portugal-Estados Unidos está para lá da Base das Lajes” 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional anunciou também que o Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, se desloca a Portugal na próxima semana para reuniões.
 

José Pedro Aguiar-Branco reuniu-se esta semana nos Açores com o Presidente do Governo Regional, durante uma curta visita que efetuou àquele arquipélago. Um dos principais assuntos abordados foi a redução da presença militar americana na Base das Lajes. Não obstante as implicações desta decisão do governo norte-americano, Aguiar-Branco sublinhou que se mantém a “cooperação estratégica” existente entre os dois países.

O Ministro da Defesa Nacional afirmou que “a cooperação estratégica entre Portugal e os Estados Unidos é prioritária e é uma situação que está para lá da Base das Lajes”.

Aguiar-Branco defendeu ainda que a anunciada redução da presença norte-americana nas Lajes, não pode ser entendida como "uma desqualificação ou desgraduação da importância da relação entre Portugal e os EUA".

O Ministro da Defesa Nacional salientou que “os esforços nacionais se devem concentrar no sentido de mitigar as consequências de uma alteração que vai acontecer, que não é uma alteração focalizada especificamente nas Lajes, obedece a uma nova estratégia dos EUA que têm consequências noutros países".

Para debater o futuro da Base das Lajes, o Secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta, visitará Portugal já na próxima semana, onde se reunirá com o Ministro da Defesa Nacional e com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

 

VÍDEO DAS DECLARAÇÕES

 

 

 

Atualizado em: 11-01-2013 12:10 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer