Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Polícia Marítima participa em missão no Mar Egeu 
 
 
A equipa da Policia Marítima, composta por sete elementos, com o apoio técnico de um Sargento maquinista naval da Marinha, vai participar na Operação Conjunta Poseidon Sea 2015.
 

O ministro da Defesa Nacional presidiu à cerimónia de entrega da Bandeira Nacional à equipa da Polícia Marítima que participa na Operação Poseidon Sea 2015.

O Almirante Autoridade Marítima Nacional, Maceira Fragoso, entregou a Bandeira Nacional, no Salão Nobre da Autoridade Maritima Nacional, em Lisboa, à Equipa da Polícia Marítima que irá participar na Operação no mar Egeu, a partir de 1 de outubro de 2015, no âmbito da Agência Europeia Frontex.

Na ocasião, o ministro da Defesa Nacional referiu “o momento especial” em que “estamos a viver um teste de stresse às nossas convicções, aos nossos valores, ao nosso Projecto Europeu e à nossa capacidade de resposta operacional”, é um “momento delicado e crítico”.

José Pedro Aguiar-Branco acrescentou que "esta missão tem uma importância reforçada, em que o desempenho de cada um tem uma importância extraordinária”, e acrescentou que é “uma garantia que um português faz sempre a diferença, não só pela competência com que exerce a sua missão” mas também “pela forma humana em que empresta a dimensão pessoal” o que, segundo o governante, “está para lá da pura competência técnica” e é “um valor acrescentado de prestígio para Portugal”.

O ministro da Defesa Nacional acrescentou que “a qualidade vai superar a quantidade que disponibilizamos para o desempenho desta missão”  e que este é “um contributo relevante para defendermos os nossos valores e o nosso Projecto Europeu”.

O Almirante Maceira Fragoso, Autoridade Marítima Nacional, nas suas palavras abordou a “missão que se afigura complexa e exigente” mas com a “certeza que, seguramente” esta equipa “cumprirá com sentido de responsabilidade capaz de firmar o reconhecimento dos valores fundamentais da nossa instituição” que “tanto tem prestigiado Portugal nos mais diferenciados espaços de actuação onde estamos presentes”.

Por sua vez, o Comandante-Geral da Polícia Marítima, Almirante Silva Ribeiro, na sua alocução afirmou que “empenhar a Polícia Marítima coloca um compromisso com os valores fundamentais da nossa instituição” numa missão que exige ”abnegação, espírito de sacrifício e sentido de serviço à Pátria”.

A equipa da Policia Marítima, composta por sete elementos, com o apoio técnico de um sargento maquinista naval da Marinha, vai participar na Operação Conjunta Poseidon Sea 2015, no mar Egeu, sedeada na ilha grega de Lesvos, a área de actuação é uma superfície de 400 milhas quadradas, tem como missão o controlo da fronteira marítima da Grécia, o combate à imigração irregular proveniente da costa ocidental turca e o apoio nas missões de busca e salvamento, no período de 1 de outubro e 31 de dezembro.

Atualizado em: 23-09-2015 14:37 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer