Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Portugal assumiu o comando da EU NAVFOR 
 
 
O Comodoro Jorge Novo Palma assumiu, no dia 6 de Abril, o Comando da Força Naval da União Europeia (EU NAVFOR), por um período de 4 meses.
 

Numa cerimónia realizada no Porto Djibouti e presidida pelo Contra-Almirante Eric Dupont – 2º Comandante do Operational Headquarters de Northwood -, o Comodoro Novo Palma congratulou o seu antecessor, o Contra-Almirante García de Paredes e afirmou que desenvolverá a sua atividade de forma a garantir a continuidade da ação de comando no cumprimento da missão.

Dirigindo-se ao navio-almirante, o Comodoro Novo Palma disse: “Álvares Cabral, vós sereis nos próximos quatro meses o orgulhoso navio-almirante da EU NAVFOR, prepararam-se bem e desempenharão ao mais alto nível”.

A fragata NRP Álvares Cabral assumiu, como navio-almirante, o comando da Operação ATALANTA, onde irá combater a pirataria e assegurar a proteção aos navios que transportam ajuda humanitária para a Somália. Esta é a segunda vez que Portugal assume a responsabilidade de comandar uma Força Naval da UE.

A Operação ATALANTA, iniciada em Dezembro de 2008, obteve uma taxa de sucesso de 100% na proteção dos navios do Programa Alimentar Mundial, do qual se estima dependerem cerca de 1 milhão e 560 mil habitantes da Somália.

Atualizado em: 08-04-2013 11:32 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer