Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Navio patrulha Viana do Castelo participa no controlo da imigração ilegal no Mar Mediterrâneo 
 
 
Está previsto que o navio assegure mais de 500 horas de patrulha e que percorra cerca de 4000 milhas marítimas na área de operações.
 

O navio patrulha oceânico Viana do Castelo encontra-se no Mar Mediterrâneo, a sul de Itália, desde o passado domingo, dia 02 de novembro, a participar na missão TRITON 2014, no âmbito da agência FRONTEX da União Europeia, no controlo dos fluxos migratórios procedentes do norte de África.

A agência FRONTEX é a Agência Europeia responsável pela Gestão e Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia. 

A operação TRITON 2014, organizada pela agência FRONTEX,  é conduzida nas águas de responsabilidade italiana e maltesa e tem como objetivo detetar, localizar, identificar e impedir a atividade ilegal de embarcações envolvidas no fluxo migratório e, se necessário, prestar assistência humanitária e de socorro.

Esta missão enquadra-se no esforço europeu de controlo das fronteiras externas, e é coordenada pelas autoridades italianas e conta com a participação de meios militares e civis de vários países da União Europeia.

No decorrer desta missão o Navio da República Portuguesa (NRP) Viana do Castelo tem embarcado dois inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e um oficial de ligação italiano. A sua participação nesta operação decorrerá até ao dia 30 de novembro.

Atualizado em: 04-11-2014 17:35 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer