Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Estaleiros Navais de Viana do Castelo cedem espólio ao Museu Marítimo de Ílhavo 
 
 
Parte do espólio fisico e documental dos ENVC, cedido temporariamente ao Museu Marítimo de Ílhavo, fica assim disponível à Comunidade para fins culturais e científicos.
 

O ministro da Defesa Nacional presidiu, hoje, à Sessão Solene do Dia do Município de Ílhavo e à assinatura de um Protocolo, entre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, SA (ENVC) e o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI).

O Protocolo assinado esta manhã, durante a visita ao Museu Marítimo desta cidade, prevê a cedência temporária do espólio físico e documental dos ENVC, para fins culturais e científicos, que ficará depositado no MMI e incluirá documentação e maquetas de navios da pesca do bacalhau.

O acervo "vai ser preservado, catalogado e incorporado" disse o responsável pelo MMI, Álvaro Garrido, acrescentando que "trata-se de um espólio expressivo e valioso".

José Pedro Aguiar-Branco destacou a importância da atividade da pesca do bacalhau para o povo português. “O protocolo hoje assinado entre o Estaleiros Navais de Viana do Castelo e o Município de Ílhavo permite que o espólio associado a toda a atividade dos bacalhoeiros, à sua construção e a tudo o que foi a atividade nos estaleiros sobre esta arte, tenha a possibilidade de ser aqui exibida e vista em benefício de uma atividade que todos verificamos estar muito conforme ao 'ADN' do português - a atividade da pesca do bacalhau. É um momento importante para registar uma associação com o poder local, num museu de referência”, afirmou o titular da pasta da Defesa Nacional.

O ministro da Defesa Nacional foi de seguida recebido nos Paços do Concelho onde presidiu à Sessão Solene que assinalou os 500 anos do Município. Durante a cerimónia, que decorreu no Salão Nobre, foram entregues condecorações honoríficas municipais a Cidadãos que se destacaram em diversas áreas.

 

Atualizado em: 21-04-2014 18:16 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer