Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministros de Defesa da NATO reúnem em Bruxelas 
 
Ministros da Defesa da NATO em reunião 
José Pedro Aguiar-Branco realçou a importância de reforço da capacidade da NATO no flanco sul da Europa.

Na primeira sessão de trabalhos da reunião de ministros da Defesa da Aliança Atlântica, foi concretizada a decisão tomada na cimeira de Gales de transformar a resposta da NATO mais pronta, rápida e eficaz reforçando assim a capacidade da força, numa altura em que as atenções estão direcionadas para o conflito na Ucrânia e para as consequentes relações com a Rússia. Em declarações aos jornalistas o ministro da Defesa Nacional afirmou que foi também “reforçada a visão” de que será dada a mesma atenção às ameaças do flanco sul da Europa.

No final da reunião, que decorreu no Quartel-General da NATO, José Pedro Aguiar-Branco assegurou que “Portugal tem defendido que é necessário reforçar a dimensão da capacidade marítima”, a sul, para efeitos de vigilância e também de resposta às ameaças que daí vêm, nomeadamente do auto-proclamado Estado Islâmico.

O ministro da Defesa Nacional referiu ainda que nesta sessão de trabalhos “também houve a oportunidade de reforçar a importância do exercício de alta visibilidade, o «Trident Juncture», que vai acontecer no mês de outubro” próximo, e que Portugal vai acolher, juntamente com Espanha e Itália.

Referindo que o exercício “irá ter uma grande visibilidade” e constituirá “uma demonstração da capacidade da NATO de responder a situações de ameaça a grande escala”, o governante considerou que se trata de algo que também “reforça a importância de Portugal no contexto da NATO”.

Já o secretário-geral da Aliança, em conferência de imprensa, declarou que o reforço da força de resposta da NATO acordado entre os aliados abrange meios aéreos, marítimos e componentes de operações especiais e consistirá num aumento dos atuais 13 mil efetivos para 40 mil.

Atualizado em: 25-06-2015 09:43 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer