Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa Romeno em visita oficial a Portugal 
 
 
Mircea Dusa, ministro da Defesa da Roménia, esteve em Portugal numa visita oficial durante dois dias, a convite do seu homólogo português.
 

Os ministros da Defesa Nacional e o ministro da Defesa Romeno, respetivamente, José Pedro Aguiar-Branco e Mircea Dusa, reafirmaram, esta manhã, a vontade de continuarem a cooperar na área da Segurança e Defesa, tendo, inclusive, identificado novas áreas “com potencial para serem trabalhadas”, designadamente, ao nível da “Cibersegurança e das Indústrias de Defesa”.

Durante uma conferência de imprensa conjunta que decorreu na Base Aérea de Monte Real, onde estiveram presentes jornalistas portugueses e romenos, José Pedro Aguiar-Branco adiantou que será criada, até ao final deste ano, uma comissão mista para fazer a avaliação de novos projetos, “noutras áreas”, que podem ser desenvolvidos entre os dois ministérios.

Mircea Dusa, por sua vez, destacou a “relação muito especial” entre os dois países e relembrou a cooperação de Portugal e da Roménia no contexto da NATO e da União Europeia, ao nível do policiamento do espaço aéreo, de uma “forma distinta” e da participação conjunta em exercícios.

Relativamente aos caça F16, o ministro da Defesa Romeno referiu que chegarão, à Roménia, no próximo ano algumas das aeronaves, devendo o programa estar concluído em 2017.

Mircea Dusa agradeceu ainda a hospitalidade do ministro português, manifestando grande satisfação com a visita, durante a qual teve oportunidade de visitar o Comando de Pessoal do Exército, no Porto, o CITEVE, em Famalicão e a Base Aerea nº 5, em Monte Real.

Antes da conferência de imprensa conjunta que encerrou a deslocação oficial, os ministros realizaram uma reunião bilateral, seguida de uma visita à Base Aérea que incluiu um encontro com os instruendos romenos que, de futuro, irão pilotar os F16.

Atualizado em: 22-07-2015 20:48 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer