Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa Nacional faz visita dedicada às Indústrias de Defesa e à Economia do Mar 
 
 
A visita incluiu a participação no debate “Economia da Defesa – Uma Oportunidade Estratégica para as Empresas do Algarve” e uma visita às instalações do novo Centro Náutico de Lagos – Sopromar.

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco esteve, esta manhã, no Algarve para realizar uma visita dedicada às Indústrias de Defesa e à Economia do Mar.

A visita comportou a participação no debate “Economia da Defesa – Uma Oportunidade Estratégica para as Empresas do Algarve”, que decorreu na Associação Empresarial da Região do Algarve, em Loulé, e uma visita às instalações do novo Centro Náutico de Lagos – Sopromar.

Na sua intervenção que precedeu o debate em Loulé, José Pedro Aguiar-Branco destacou a importância “estratégica” das Pequenas e Médias Empresas (PME) na economia de Defesa, em linha com as orientações definidas, em 2012, pelo Conselho Europeu.

“É um eixo estratégico - não é uma moda - de afirmação de soberania, até para a própria sobrevivência do projeto europeu, quando muitos o questionam”, referiu o ministro, acrescentando que as PME podem encontrar aqui um novo “fôlego energético”.

O titular da pasta da Defesa Nacional apontou ainda a falta de informação sobre as empresas na área da Defesa (designadamente a ausência de referenciação em meios próprios) como a principal causa para serem ainda ultrapassadas por outros países, junto dos clientes internacionais.

Na segunda parte da visita e já nas instalações do novo Centro Náutico de Lagos, em declarações à comunicação social, o ministro da Defesa Nacional referiu que a “dimensão institucional e oficial” do ministério que tutela, pode ser “um instrumento que abra mercados que às vezes são fechados para as iniciativas privadas”.

A propósito da “estratégia para o Mar”, que é da responsabilidade do Ministério da Agricultura e do Mar, José Pedro Aguiar-Branco afirmou que a mesma é “uma aposta estratégica positiva”, apesar de não se ter recolhido ainda um grande retorno.

Atualizado em: 06-03-2015 23:03 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer