Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa Nacional entrega carta náutica a São Tomé 
 
 
O ministro da Defesa Nacional iniciou ontem, uma visita oficial, de dois dias a São Tomé e Príncipe.
 

Durante a tarde de ontem, José Pedro Aguiar-Branco reuniu com a equipa de Mergulhadores da Marinha Portuguesa, que está em missão em São Tomé e entregou uma carta náutica ao seu homólogo, Carlos Stock.

A carta náutica entregue foi elaborada pela Marinha Portuguesa, e contém dados sobre a baía de Ana Chaves, retratando "os graves problemas" que existem na área do cais das alfândegas.

"Ela (a carta) dá-nos a oportunidade de conhecer os graves problemas que temos no fundo do nosso mar com vários destroços de navios que foram a pique e outros que estão encalhados", disse o ministro da Defesa e do Mar são-tomense.

A equipa de militares mergulhadores portugueses está a trabalhar em conjunto com militares da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe na reflutuação de uma embarcação afundada na baía de Ana Chaves.

"Os trabalhos, embora com algumas dificuldades inerentes às condições climatéricas, estão a decorrer conforme previsto, por isso tudo aponta que irá ser concluído com sucesso", disse o ministro da Defesa Nacional.

José Pedro Aguiar-Branco acrescentou ainda que o apoio português para a reflutuação da embarcação afundada representa "um caso prático concreto" da cooperação técnico-militar entre os dois países.

"É uma matéria muito importante que tem a ver com a segurança da navegação marítima e tem a ver com a remoção desse obstáculo, a reflutuação do navio D'ouro que se encontra em zona que faz perigar a rota marítima essencial", concluiu.

O responsável pela pasta da Defesa Nacional está em São Tomé para participar nos trabalhos da XVI reunião dos ministros da Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que decorrem durante o dia hoje.

Atualizado em: 26-05-2015 13:07 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer