Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa Nacional assiste a uma simulação do Conselho Superior de Defesa Nacional 
 
 
O Instituto de Defesa Nacional prossegue com a difusão, junto das comunidades escolares, do Conceito Estratégico de Defesa Nacional.
 

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, assistiu a uma simulação do Conselho Superior de Defesa Nacional, feita por estudantes da Universidade Lusíada, em Lisboa.

A iniciativa inseriu-se nas ações de divulgação do Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN) 2013, promovidas pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN), junto das escolas secundárias e das universidades.

Durante cerca de uma hora e meia, os alunos discutiram, ficticiamente, a participação de Portugal numa ação de segurança coletiva da União Europeia, destinada a “assegurar a estabilização do Estado MauMa, no Sahel, que vive uma situação de ameaça de guerra civil e onde estão operando ativamente grupos terroristas ligados à AlQaeda”.

No final da simulação, José Pedro Aguiar-Branco destacou a importância do CEDN para a definição das “prioridades da ação política” relacionadas com a Defesa e a Segurança.

O ministro da Defesa Nacional referiu ainda que, numa situação real, a decisão sobre a participação de Portugal neste tipo de missões ocorre de forma mais planeada, por já estarem identificadas as capacidades de resposta das forças armadas e de segurança, tendo em conta o planeamento orçamental e os compromissos assumidos com as organizações internacionais.

 Vídeo sobre a Simulação do Conceito Estratégico de Defesa Nacional.

Atualizado em: 18-05-2014 18:53 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer