Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa Nacional participa em missão de demonstração da aeronave C-295 
 
 
Força Aérea Portuguesa conta já este ano com mais de 78 missões de soberania e interesse público
    

No âmbito das missões de interesse público em que a Força Aérea está empenhada, decorreu ontem na Base Aérea N.º6, no Montijo, uma demonstração das capacidades do C-295 em operações de vigilância e reconhecimento.

Esta demonstração, enquadrada numa missão real, contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, que também participou no briefing que antecedeu o exercício.

José Pedro Aguiar-Branco pode testemunhar ao vivo como se materializa o empenho da Força Aérea neste tipo de missões de protecção civil, cujo principal objectivo é a melhoria da qualidade de vida das populações e a satisfação das suas necessidades básicas.

Os dados estatísticos são, aliás, bem exemplificativos da importância e do impacto que estas missões têm na vida dos portugueses. Só este ano o dispositivo de forças já realizou mais de 78 missões de soberania e interesse público, superando as 194 horas de voo, enquanto que, em 2012, foram desencadeadas 459 missões, num total de 1005 horas.

No intuito de se observar o potencial desta aeronave, foram desencadeadas várias missões de monitorização e controlo, quer de actividades pesqueiras, quer de actividades ilícitas (imigração ilegal, tráfico de pessoas e de substâncias ilegais), bem como do tráfego e da poluição marítimas.

Além destas operações, foi também demonstrada a capacidade do C-295 em acompanhar alvos terrestres em apoio de missões policiais, tendo igualmente sido abordado o seu potencial no combate aos incêndios.

Além de José Pedro Aguiar-Branco, estiveram também presentes o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, General Araújo Pinheiro, bem como altos representantes da GNR, da Polícia Judiciária e da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

VIDEO
Atualizado em: 22-04-2013 18:22 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer