Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministério da Defesa Nacional | Comunicado 15 de outubro 
 
 
O Ministério da Defesa Nacional emite um comunicado na sequência das declarações/comunicado do Bloco de Esquerda sobre a realização, em Portugal, do exercício da NATO Trident Juncture 2015.

 

COMUNICADO

Na sequência das declarações/comunicado do Bloco de Esquerda sobre a realização, em Portugal, do exercício da NATO Trident Juncture 2015 com o título “NATO não é bem-vinda em Beja”, o Ministério da Defesa Nacional informa:

  1. A realização, em Portugal, do exercício NATO Trident Juncture 2015 está prevista e encontra-se em preparação, desde maio de 2013, altura em que Portugal e Espanha, a que se juntou posteriormente Itália, manifestaram vontade de acolher, de forma combinada, o referido exercício.
  2. A realização deste exercício não tem qualquer relação com o atual momento de “formação de um novo Governo”, como sugere o Bloco de Esquerda.
  3. O NATO Trident Juncture 2015 é um exercício que visa potenciar a contribuição efetiva das Nações e a interoperabilidade das forças, contando com a participação de cerca de 36.000 elementos, de mais de 30 países da Aliança e Parceiros.
  4. O Ministério da Defesa Nacional relembra ainda que Portugal é membro da NATO desde 1949. Para além do tratado internacional, formalmente assinado e ratificado pelo Estado Português, existe uma relação de amizade e confiança com os países membros desta organização.
  5. Este tipo de posições públicas, de partidos com responsabilidade parlamentar, como é o caso do Bloco de Esquerda, em nada ajudam ou servem os interesses nacionais. Em especial numa época em que são várias as ameaças à segurança e à paz, na comunidade internacional em que Portugal se insere.

O Gabinete do Ministro da Defesa Nacional

Lisboa, 15 de outubro de 2015

 

Atualizado em: 15-10-2015 18:37 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer