Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
“Portugal pode ser uma referência no mercado de alta tecnologia” 
 
 
José Pedro Aguiar-Branco visitou hoje as instalações da EMBRAER, em Évora, onde está a ser desenvolvido o projeto do KC-390.
 

O ministro da Defesa Nacional afirmou que “Portugal pode ser uma referência no mercado de alta tecnologia”, a propósito do projeto que está a ser desenvolvido na EMBRAER por engenheiros portugueses.

Durante uma visita às instalações desta empresa, em Évora, José Pedro Aguiar-Branco relembrou que este projeto é uma parceria entre o grupo brasileiro e o Estado Português, o que "eleva a participação das empresas portuguesas" ao fazer uso de tecnologia de ponta. "Portugal passa a ser uma referência no mercado de alta tecnologia", nomeadamente no setor da aeronáutica, permitindo que "a engenharia portuguesa passe também a ser reconhecida", frisou o ministro da Defesa Nacional.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade do Governo português vir a adquirir algumas aeronaves KC-390 e cujos componentes estão a ser ali fabricados, José Pedro Aguiar-Branco referiu que a decisão será tomada ainda este ano. “Assim que as condições financeiras do país entrem numa lógica normal de sustentabilidade essa decisão poderá ser tomada, já que é também importante para o reequipamento da Força Aérea Portuguesa”, acrescentou o ministro da Defesa Nacional.

 As duas unidades da Embraer em Évora, uma dedicada às estruturas metálicas (asas) e outra aos materiais compósitos (componentes para caudas), foram inauguradas em setembro de 2012, após um investimento de quase 180 milhões de euros.

Nestas unidades, além do KC-390, a Embraer fabrica também peças para o novo avião executivo Legacy 500.

 

Atualizado em: 09-04-2014 19:37 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer