Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
“A crise da Ucrânia veio reforçar a ideia de que Europa continua a ser importante para os Estados Unidos” 
 
 
Ministro da Defesa Nacional destacou a importância do elo transatlântico, na abertura do Seminário Internacional que decorreu esta manhã no IDN.
 

“A crise da Ucrânia veio reforçar a ideia de que a Europa continua a ser importante para os Estados Unidos e que deve permanecer no radar estratégico norte-americano”, afirmou o ministro da Defesa Nacional na Sessão de Abertura do Seminário Internacional A Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, que decorreu no Instituto da Defesa Nacional (IDN), em Lisboa.

Para José Pedro Aguiar-Branco, os acontecimentos únicos vieram a confirmar a importância de que “o elo transatlântico subsiste e que deve ser reforçado”.

“Na NATO todos temos esta consciência”, frisou o ministro da Defesa Nacional, acrescentando que esta matéria reúne a “unanimidade”, por representar uma grande oportunidade para o País.

“A sua inexistência poderia representar o desequilíbrio internacional e, em particular, o desequilíbrio entre a Europa e os Estados Unidos”, frisou ainda, acrescentando que “a parceria de investimento e comércio transatlântico é uma peça importante do puzzle securitário internacional”.

“Portugal tem uma posição geoestratégica única e tem de aproveitar as potencialidades que surgirem desta parceria”, referiu José Pedro Aguiar-Branco: “Temos massa crítica, temos infraestruturas, temos vontades e devemos preparar-nos, sendo competitivos e potenciarmos as nossas valências decorrentes da nossa geografia”.

O Seminário Internacional, intitulado A Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, está a decorrer até amanhã no IDN. Na Sessão de Abertura intervieram ainda o Diretor do IDN, Vitor Rodrigues Viana, o Administrador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Jorge da Silva Gabriel e o Diretor do Instituto Português de Relações Internacionais, Nuno Severiano Teixeira.

Vídeo sobre o seminário internacional "A Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento

Atualizado em: 20-06-2014 20:51 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer