Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Operação Atalanta “permitiu reduzir drasticamente a pirataria” no Índico 
 
 
José Pedro Aguiar-Branco esteve hoje a bordo da fragata Alvares Cabral, que comanda a missão europeia no Índico, até ao próximo dia 6 de agosto.
 

O Ministro da Defesa Nacional deslocou-se a Moçambique, acompanhado pelo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Evangelista Araújo, para se encontrar com a guarnição da NRP Álvares Cabral, que está a liderar a missão da União Europeia de combate à pirataria na costa oriental de África.

José Pedro Aguiar-Branco afirmou que a Operação Atalanta “permitiu reduzir drasticamente a pirataria” nesta região. “Hoje as situações de atos concretos estão muito reduzidas, a persistência desta missão tem conduzido aos objetivos desejados, atualmente apenas existem dois navios envolvidos em casos com reféns», destacou.

O Ministro da Defesa Nacional que assistiu hoje, ao largo de Pemba, a um briefing sobre a missão e a um exercício de segurança marítima, com a participação das Forças Armadas de Moçambique, faz um balanço muito positivo da participação portuguesa nesta missão, destacando que “do ponto de vista operacional está a cumprir os objetivos” e “honra as Forças Armadas portuguesas”.

A fragata portuguesa é o navio-almirante da força naval da União Europeia - EUNAVFOR, desde o início de abril, liderança que assume até ao dia 6 de agosto. Esta é a segunda vez que Portugal assume a responsabilidade de comandar uma Força Naval da UE.

A Operação Atalanta tem por missão assegurar a proteção dos navios do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas e, simultaneamente, combater a pirataria no Mar Vermelho, Golfo de Áden, Golfo de Omã e em toda a Bacia da Somália, incluindo a parte norte do Canal de Moçambique.

Atualizado em: 19-06-2013 22:13 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer