Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Em 2014 haverá "projetos concretos" com Emirados na área da Defesa  
 
 
José Pedro Aguiar-Branco manifestou-se hoje convicto que, no próximo ano, se assistirá ao lançamento de "projetos concretos" de parceria entre empresas portuguesas na área da Defesa e congéneres dos Emirados Árabes Unidos.
 

A convicção do Ministro da Defesa Nacional foi expressa no final de uma visita ao Dubai Air Show - a maior feira aeronáutica do Médio Oriente, que hoje abriu as portas no Dubai -, após encontros com as autoridades dos Emirados Árabes Unidos, em que participaram também representantes de empresas portuguesas do setor aeronáutico.

"O facto de ter sido recebido ao mais alto nível (...) significa que há um depósito de confiança em Portugal, nos políticos e nos empresários portugueses, no povo português, que faz com que a porta esteja aberta (...) Estou certo que no ano de 2014 vamos conseguir essa forma de as empresas se encontrarem. Estou confiante que vai haver projetos concretos nesta área", afirmou o Ministro da Defesa Nacional.

José Pedro Aguiar-Branco que realizou hoje um encontro com o Vice-Presidente Mohammed bin Rashid Al Maktoum, destacou a "forma muito amistosa" e o "conhecimento da realidade portuguesa" revelado pelas autoridades emiratis.

"Foi uma boa surpresa para mim", destacou, apontando ter tido a "oportunidade de anunciar em primeira mão o apoio de Portugal à candidatura do Dubai para a exposição internacional de 2020".

O Ministro da Defesa Nacional apontou ainda que o Médio Oriente deve ser olhado pelas empresas portuguesas na área da Defesa como "um espaço de desenvolvimento" para a exportação e para a construção de parcerias, nomeadamente do fundo soberano de Abu Dhabi Mubadala.

"Aqui podemos encontrar abertura à capacidade tecnológica que a engenharia portuguesa já tem, nomeadamente na área aeronáutica, mas também tivemos oportunidade de tratar de outras áreas que esse fundo estará disponível para avaliar e nós propusemos que no próximo ano se possa organizar uma jornada empresarial entre empresas portuguesas e este fundo, de modo a avaliar projetos concretos que possam ser desenvolvidos em conjunto. Estou confiante que vão nascer boas oportunidades para as empresas portuguesas", reforçou Aguiar-Branco.

A 13ª edição do Dubai Air Show, decorre de 17 a 21 de novembro, e realiza-se este ano pela primeira vez numa infra-estrutura criada especificamente para o efeito.

De acordo com o jornal Gulf News, são esperados 1000 expositores e mais de 60 mil visitantes num certame que se tem afirmado como um dos mais importantes a nível mundial -- em parte em resultado do investimento das autoridades dos Emirados Árabes Unidos no sentido de criar um "hub" aeronáutico no emirado.

Atualizado em: 22-11-2013 08:13 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer