Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministro da Defesa Nacional visitou os Militares Portugueses no Kosovo 
 
 
Aguiar-Branco elogiou, em Pristina, o desempenho das tropas portuguesas em missão no mundo, sobretudo na "dimensão humana e pessoal", sempre reconhecido por outros países.
 

O Ministro da Defesa Nacional deslocou-se ao Kosovo, acompanhado do General Luís Evangelista Araujo, CEMGFA, para se encontrar com o contingente português destacado neste teatro de operações. No Kosovo, Portugal tem atualmente 186 elementos, 177 dos quais no quartel-general "Slim Lines" da KTM (batalhão de reserva tático e de manobras) da Kosovo Force (KFOR). Esta força é comandada pelo tenente-coronel Fernando Paulo Gonçalves.

"Não é só a competência profissional do soldado português que é sempre reconhecida, mas também a sua dimensão humana, que faz com que, em qualquer teatro de operações, seja um exemplo na relação que tem com as populações locais - um fator de valor acrescentado", afirmou José Pedro Aguiar-Branco perante os militares portugueses em Pristina.

"Ao sentido de serviço, de patriotismo, ao sentido de dar à causa pela qual lutamos, junta-se essa dimensão pessoal que é sempre um motivo distintivo e de grande orgulho. Fiz questão de vir aqui dar esse abraço pessoal, nesse sentido de camaradagem, e desejar que passem umas santas festas", desejou o Ministro da Defesa Nacional.

Nesta visita José Pedro Aguiar-Branco teve ainda encontros com a Presidente do Kosovo, Atifete Jahjaga, com o ministro das Forças de Segurança kosovar, Agim Ceku, e com o comandante da KFOR, o major-general italiano Salvatore Farina, já no "Campo Film City".

"Há uma evolução positiva no que diz respeito a toda a normalização de toda a situação do ponto de vista político e social desde a última vez que cá estive, há dois anos, e os resultados das eleições (autárquicas) recentes dão sinais de que se vai no bom caminho. É provável que a evolução da presença da KFOR vá acompanhando e que haja, paulatinamente, uma retração do número de militares aqui no Kosovo", adiantou o Ministro da Defesa Nacional.

Atualizado em: 27-12-2013 17:06 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer