Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
MDN cede primeira pedra da Basílica da Estrela à Paróquia 
 
 
A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional e o pároco assinaram esta quarta-feira o protocolo da cedência gratuita e definitiva da peça histórica.
 

O Ministério da Defesa Nacional entregou à Paróquia de Nossa Senhora da Lapa à Estrela a primeira pedra da construção da Basílica da Estrela, que esteve exposta na Casa de Saúde da Família Militar até à extinção desta instituição.

Nas palavras de Berta Cabral, foi a “devolução à Basílica de uma peça que devia cá estar desde o início e que teve a sorte de ter sido encontrada numa casa que sabe preservar os valores”.

De acordo com o protocolo assinado pela Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, e pelo pároco, Cónego António Marim, o Ministério da Defesa Nacional cede gratuita e definitivamente a primeira pedra à Paróquia, que se compromete a expô-la na própria Basílica da Estrela, em lugar condigno e de grande visibilidade.

A cerimónia realizada esta quarta-feira contou com a presença da Secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Noé Pereira Agostinho, e do Contra-Almirante Albuquerque e Sousa, diretor do Hospital das Forças Armadas (em representação do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas).

A primeira pedra da Basílica da Estrela, colocada originalmente em 24 de outubro de 1779, foi encontrada durante as escavações para a construção da Casa de Saúde da Família Militar, num terreno contíguo à Basílica, e passa poder ser apreciada junto ao túmulo de D. Maria I, a autora de promessa que levou à edificação do templo.

Atualizado em: 14-01-2015 19:35 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer