Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Marinha cede Farol/Capela de S. Miguel-o-Anjo à Cultura 
 
 
O protocolo foi assinado entre a Marinha Portuguesa e a Direção Regional da Cultura do Norte, tendo em vista a reabilitação e a valorização do espaço.

A cerimónia de assinatura foi presidida pelo ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e contou também com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Durante a sua intervenção, Jorge Barreto Xavier destacou a convergência de esforços, entre as entidades públicas e privadas, para oferecer “à cidade do Porto e ao norte do País” um espaço que “sendo de pequena dimensão, tem um valor simbólico muito grande, não só pela sua localização, mas também pela sua história e valorização”.

“Ter este edifício degradado ao longo de tantas décadas não era certamente satisfatório para ninguém e felizmente conseguimos a conjugação das entidades aqui presentes para uma coisa simples e relevante, que é garantir o investimento e o entendimento de vontades”, frisou o Secretário de Estado.

José Pedro Aguiar-Branco, por sua vez, afirmou que esta iniciativa de preservação do património, é também “um ato de Defesa Nacional”.

“Como é que tantas instituições não tinham sido capazes, até agora, de convergirem no mesmo objetivo de partilha de recursos de competências, eu diria até de boas vontades, para poder realizar aquilo que hoje estamos a fazer?” questionou o ministro da Defesa Nacional.

Ciente da responsabilidade de todos em “ajudar a perpetuar” as dimensões cultural, histórica e de serviço do local, José Pedro Aguiar-Branco referiu que esta iniciativa traduz-se também “no reforço do nosso orgulho e da nossa identidade de ser português”.

Atualizado em: 27-07-2015 16:21 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer