Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
ISN recebe viaturas para apoio à vigilância nas praias 
 
Manequim vestido com o fardamento do ISN e um marinheiro junto de uma carrinha de salvamento 
A cerimónia que assinalou o início deste projeto, que ocorre pelo quinto ano consecutivo, decorreu na Praia de Ribeira d’Ilhas, na Ericeira.

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco presidiu esta tarde, à cerimónia que assinalou o início do projeto Seawatch que resulta de uma parceria entre a Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (SIVA) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), consistindo na disponibilização de pick-ups Amarok equipadas com meios de salvamento marítimo.

Durante as palavras que dirigiu aos presentes, José Pedro Aguiar-Branco, assinalou a “vida humana” como elemento determinante para a missão do ISN e como a razão da existência do projeto Seawatch. Referiu ainda, o empenho que o Ministério da Defesa Nacional, as autarquias e a SIVA têm para maximizar o salvamento de “vidas humanas”.

Por outro lado, o ministro da Defesa Nacional relembrou a consequência económica que os elevados índices de salvamento nas águas nacionais têm, considerando que “ao cuidarmos da nossa segurança nas praias”, estamos também a criar melhores condições para o turismo e a contribuir para uma boa imagem de Portugal.

José Pedro Aguiar-Branco destacou ainda, no âmbito deste projeto, a “lógica de ação conjunta do privado com o público” e o “modelo virtuoso” deste tipo de parceria.

O projeto Seawatch, foi lançado pela primeira vez em 2011 e correspondeu ao lançamento da pick-up Amarok em Portugal. Este ano, o Seawatch prevê a utilização de 28 viaturas, pelo ISN, para colmatar as necessidades de salvamento.

O custo do projeto, de acordo com o administrador da SIVA, Fernando Monteiro, foi de 350 mil euros.

Atualizado em: 09-06-2015 12:46 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer