Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Ministros da Defesa da Iniciativa 5+5 reuniram em Tunes 
 
 
Os ministros da Defesa da Iniciativa 5+5 reafirmaram a vontade de encontrarem, em conjunto, formas de travar as ameaças terroristas internacionais.
 

Decorreu esta manhã, em Tunes, a reunião extraordinária dos Ministros da Defesa da Iniciativa 5+5, durante a qual foi discutido o contexto securitário regional.

Na reunião, os ministros da Defesa, centraram as suas intervenções nas ameaças terroristas internacionais, no flagelo da imigração irregular no Mediterrâneo e na situação na Líbia.

No que diz respeito à ameaça terrorista, os ministros da Defesa destacaram que a realização desta reunião extraordinária é por si um claro sinal da firme vontade que existe em enfrentar este inimigo comum.

Os titulares da pasta da Defesa, dos dez países do Mediterrâneo, concordaram em manter o contacto permanente e procurarem, em conjunto, formas para travar a ameaça terrorista. Os representantes dos países da Iniciativa 5+5 reconhecem que "os grupos terroristas são uma ameaça muito séria à estabilidade da costa ocidental do Mediterrâneo".

Relativamente à atual situação da Líbia, os ministros concordaram que é particularmente preocupante, requerendo atenção e acompanhamento. A crise que enfrenta este país, membro da Iniciativa 5+5, está a facilitar os fluxos migratórios no Mediterrâneo. Durante a reunião foi consensual que a mesma está a provocar "uma crise humanitária e de segurança sem precedentes, que afecta de igual modo os países do Magreb e da Europa, ameaçando diretamente a estabilidade no Mediterrâneo ocidental e a segurança", de todas as nações que formam a Iniciativa 5+5.

Os ministros apoiaram ainda os esforços dos países de Iniciativa, para erradicar a ameaça, especialmente aqueles destinados a partilhar informação sobre os grupos terroristas. Na declaração final conjunta, os países participantes reforçaram que a paz na Líbia necessita da "criação de um Governo de unidade nacional".

Atualizado em: 09-06-2015 19:57 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer