Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
General Pires Veloso homenageado pela Cidade do Porto 
 
 
O Exército Português colaborou na organização do evento cedendo as Instalações do Quartel para a realização da Sessão Solene.
 

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, presidiu, esta manhã, à cerimónia de homenagem ao General Pires Veloso realizada no Porto.

O responsável pela pasta da Defesa Nacional, durante o discurso que dirigiu aos presentes, referiu-se ao General Pires Veloso como a “insigne figura da nossa cidade” e considerou que “falar de Pires Veloso é falar de valores” como ”a coragem, a lealdade, a frontalidade e a camaradagem”, para além dos valores de ser militar na “dimensão operacional” o que exerceu de modo “exemplar”.

O governante também destacou a importância do General Pires Veloso como “determinante na implantação da nossa democracia” e que, dando o exemplo, “aceitou ser sujeito ao escrutínio dos portugueses” e que, mesmo em períodos difíceis “nunca calou a sua voz”.

José Pedro Aguiar-Branco concluiu afirmando que “a canção da cidade do Porto é uma canção da liberdade e por isso o General Pires Veloso está no nosso coração”.

Ainda durante a sessão solene o Professor Reitor Adriano Rodrigues, em representação da comissão promotora da homenagem, dirigiu também algumas palavras aos presentes tendo realçado a “justa homenagem” e assinalado todos os factos relevantes dos anos de serviço do General Pires Veloso.

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira usou igualmente da palavra, tendo afirmado que o General Pires Veloso “escolheu o lado certo, o da liberdade e da democracia”.  

Presentes na cerimónia estiveram também o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Carlos Jerónimo, entidades civis, militares, religiosas, autarcas e familiares e amigos do General Pires Veloso.  

A homenagem foi organizada pela Câmara Municipal do Porto, respondendo ao pedido da Comissão Promotora, por ocasião da Comemoração do 40º Aniversário da Tomada de Posse do General Pires Veloso como Comandante da Região Militar Norte, através da inauguração de um Busto, na Praça da República.  

Atualizado em: 14-09-2015 17:32 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer