Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Fragata Bartolomeu Dias participou em exercício no Golfo da Guiné 
 
 
Um exercício naval de oportunidade com o navio patrulha oceânico Vencedora, da Armada Espanhola, que se realizou no Golfo da Guiné, a sul da Costa do Marfim.
 

O exercício permitiu treinar a interoperabilidade entre as duas unidades navais e enquadrou-se num cenário de ameaça real à segurança marítima, atualmente bem presente nesta área. Facto que tem originado parcerias e colaboração entre forças militares de países Aliados e de países africanos para melhoraria da segurança.

O evento permitiu treinar os procedimentos na área das comunicações militares e a troca e disseminação do panorama situacional marítimo através de sistemas LINK. Foram executadas várias manobras navais com o objetivo de ensaiar operações de reabastecimento em alto mar, de forma a prolongar a sustentação logística dos meios navais.

A fragata Bartolomeu Dias, que participou recentemente numa iniciativa de cooperação técnico-militar em Angola, designada de MAR ABERTO, encontra-se a navegar neste momento com destino à República de Cabo Verde, onde atracará na cidade da Praia no próximo dia 16 de abril.

No período de 20 a 27 de abril, o navio português participará no exercício SAHARAN EXPRESS 2015, cujo objetivo é o fortalecimento de parcerias marítimas globais através de atividades de formação e de colaboração para a melhoraria da segurança marítima na costa ocidental africana.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares portugueses.

Atualizado em: 15-04-2015 14:38 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer