Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Fragata Bartolomeu Dias em visita a Angola 
 
 
A fragata da Marinha Portuguesa estará em Luanda previsivelmente entre os dias 26 de março e 2 de abril de 2015.
 

A fragata Bartolomeu Dias atraca hoje no porto de Luanda onde irá permanecer alguns dias com o intuito de desenvolver várias ações no âmbito da cooperação bilateral.

A cooperação com a Marinha de Guerra de Angola (MGA) enquadra-se na iniciativa MAR ABERTO, que tem como objectivo o aprofundamento e o reforço da cooperação bilateral junto de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Esta cooperação manifesta-se através da realização de ações conjuntas de instrução e treino, vocacionadas à edificação de capacidades próprias dos países parceiros, no quadro da estrutura superior das Forças Armadas, dos sistemas de segurança marítima e de autoridade marítima.

Durante a permanência da fragata em Luanda, estão previstas múltiplas ações de cooperação, entre as quais a realização de ações de instrução e treino na área do mergulho de combate e de abordagem a navios.

O navio português estará também aberto a visitas de entidades locais, de representantes diplomáticos e representantes da comunidade portuguesa local. Serão ainda promovidas visitas de estudo.

Está previsto que aquando da sua largada do porto de Luanda estejam embarcados cadetes da Academia Naval da MGA, a fim de efetuarem treino de mar, focalizando os domínios da navegação, da marinharia e da segurança no mar.

A fragata Bartolomeu Dias está sob o comando do Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares (portugueses e militares convidados de outras nações).

Esta ação em Luanda é antecedida pela participação desta mesma fragata no exercício internacional OBANGAME EXPRESS 2015, no âmbito da segurança marítima no Golfo da Guiné.

Atualizado em: 26-03-2015 13:00 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer