Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Forte da Graça recebe investimento de 5,8 milhões 
 
Governantes visitam o Forte da Graça 
Berta Cabral e mais dois governantes anunciaram um importante plano para o património cultural alentejano, no valor global de quase 13 milhões de euros.

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional participou na apresentação de um conjunto de 16 projetos de investimento em património cultural na região do Alentejo, que totalizam quase 13 milhões de euros, oriundos de fundos europeus, municipais, da administração central e privados.

Dos projetos anunciados na cerimónia, que decorreu na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em Évora, esta quinta-feira, aquele que envolve maior investimento financeiro é das obras no Forte da Graça, em Elvas, cuja cedência de utilização ao município raiano, por um período de 40 anos, foi concretizada em abril, a par de outros 28 imóveis do universo patrimonial da Defesa.

Este conjunto de imóveis constitui o Sítio-Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações, considerado Património Mundial da UNESCO, que será recuperado, reabilitado e afetado a fins de utilidade pública prosseguidos pela autarquia, recorrendo numa percentagem muito elevada a financiamento comunitário.

O evento em Évora contou com inúmeras entidades autárquicas, associativas, empresariais, religiosas e académicas do Alentejo, para além dos secretários de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

Após a apresentação, os três governantes visitaram o Forte da Graça, em Elvas, onde o presidente da Câmara, Nuno Mocinha, explicou o projeto do município para a maior praça militar do género na Europa.

Atualizado em: 04-07-2014 18:41 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer