Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Fortaleza do Pico transferida para a Região Autónoma da Madeira 
 
 
Fortaleza do Pico de São João será reabilitada pela Região Autónoma da Madeira e colocada ao serviço da população.
 

 

O Ministro da Defesa Nacional presidiu à Cerimónia de Transferência da Fortaleza do Pico de São João para a Região Autónoma da Madeira, que decorreu no Funchal.

Esta transferência foi aprovada em Conselho de Ministros de 26 de junho e visa cedência, a título definitivo, do imóvel ao Governo Regional, deixando de pertencer ao domínio público militar.

Esta cedência tem como contrapartida, para o Ministério da Defesa Nacional, a transferência da propriedade da embarcação Blaus VII e a cedência do direito de uso das instalações do designado “Edifício Funchal 2000”, ao Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça.

A Fortaleza do Pico situa-se a uma altitude de 111 metros acima do nível do mar e ocupa uma área de 3.845 metros quadrados, sendo um dos monumentos mais emblemáticos do Funchal, com vista privilegiada sobre a cidade.

O monumento foi erguido durante a Dinastia Filipina, visando integrar o sistema defensivo da cidade, numa época em que os ataques de piratas e corsários eram frequentes nesta zona do Atlântico.

 

 

Atualizado em: 17-07-2014 15:45 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer