Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
EXPOSIÇÃO DE HERÁLDICA | JOSÉ COLAÇO - ILUMINADOR DO EXÉRCITO 
 
 
Estará patente ao público, na sala de exposições temporárias do Museu Militar de Lisboa, até dia 3 de Fevereiro de 2013.

 

O Museu Militar de Lisboa apresenta ao público uma invulgar exposição sobre heráldica militar, onde se mostram mais de 50 iluminuras originais da autoria do artista heráldico José Colaço, Iluminador do Exército.

O mestre José Colaço, nasceu em 1957, em Brinches, no Alentejo, e há mais de 30 anos que pinta brasões para o exército. Feitos sobretudo a guache, cada exemplar iluminado à mão pode demorar mais de 35 horas, em média, a ser executado.

Esta exposição apresenta maioritariamente brasões de diversas instituições militares, embora também consagre instituições militarizadas, organismos públicos e outras forças de segurança civis.

 

Sobre a Heráldica

A heráldica, cujas origens remontam ao longínquo século XII, surgiu no ocidente europeu ligada à guerra e ao desenvolvimento do equipamento militar. Mas foi sobretudo com a realização dos torneios e justas que ela teve um grande impulso, tendo sido largamente difundida. Para se distinguirem e serem reconhecidos, os cavaleiros medievais começaram a ostentar no seu equipamento, em particular nos escudos, desenhos e figuras de cores garridas. Os desenhos podiam ser geométricos, representar animais ou ser de inspiração vegetalista. Inicialmente estas figuras eram simples e estilizadas, de modo a que o seu portador pudesse ser facilmente identificado. Com o tempo estes símbolos transitariam para as gerações seguintes, passando a representar não apenas a família ou linhagem daquele que o ostentava, mas também o estatuto da nova classe social em ascensão: os cavaleiros.

A Heráldica, considerada uma ciência auxiliar da História, pode ser classificada em várias categorias: Familiar, de Domínio (cidades, vilas, freguesias), Eclesiástica, Militar e Corporativa.

Embora a Heráldica Familiar seja, talvez, a vertente mais popular e difundida, a Heráldica Militar tem sido objecto de grande atenção por parte das Forças Armadas Portuguesas, que a desenvolveu e atualizou para o contexto dos nossos dias. Como elemento distintivo e emblema identificador, ela diferencia toda a hierarquia militar e as suas estruturas, estando presente nos uniformes, transportes, armamento, edifícios, aviões, navios, carros de combate, entre outros.

 

VÍDEO DA EXPOSIÇÃO

 

Atualizado em: 08-01-2013 16:54 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer