Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
EIN 2015 debate melhores práticas no ciberespaço 
 
 
Berta Cabral valorizou o papel dos militares para garantir a defesa e a segurança do mundo virtual, onde circula um volume substancial da informação necessária às nossas vidas.
 

“Podemos afirmar convictamente que sem segurança não há privacidade, sem privacidade não há liberdade e sem liberdade não há democracia”, disse a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional  na abertura do 9.º EIN – Simpósio Internacional dedicado a Cibersegurança, Ciberdefesa e a Gestão de Crises no Ciberespaço.

Considerando que “o ciberespaço é, hoje, um domínio estratégico prioritário de defesa de valores e interesses nacionais”, Berta Cabral acrescentou a convicção de que “a contribuição das Forças Armadas será determinante para garantir a soberania nacional e a ciberdefesa do País”.

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional realçou a realização recente do segundo curso de cibersegurança e gestão de crises no ciberespaço, a transferência para Oeiras da NATO Communications and Information Systems School e o facto de o projeto Multinational Cyber Defense Education and Training ser liderado por um militar português.

O encontro que decorreu no Auditório da Academia Militar, na Amadora, reuniu diversos especialistas nacionais e internacionais em torno da Estratégia da Informação Nacional, que dedicaram as suas intervenções ao Desafio Estratégico, Coordenação e Articulação da Resposta Nacional às questões que se colocam presentemente no ciberespaço.

Atualizado em: 15-04-2015 14:38 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer