Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Dia da Defesa Nacional leva Berta Cabral a Santa Maria 
 
 
O encerramento das atividades nos Açores em 2014 foi feito durante a assinatura de um protocolo de cooperação com o Município de Vila do Porto e teve um balanço muito positivo.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional assinou, esta quinta-feira, com o autarca Carlos Henrique Rodrigues, o Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional e a Câmara Municipal de Vila do Porto no âmbito das atividades do Dia da Defesa Nacional na ilha de Santa Maria.

A cooperação com os municípios onde opera a corveta da Marinha Portuguesa, em seis das nove ilhas açorianas, é fundamental para o decurso das atividades, sobretudo nos casos em que as condições de mar ou o cumprimento de outras missões impede que estas sejam feitas a bordo, como aconteceu com o NRP João Roby nas duas últimas jornadas do Dia da Defesa Nacional na Região Autónoma dos Açores.

Berta Cabral considerou a utilização de meios da Marinha nas atividades do Dia da Defesa Nacional como "uma lufada de ar fresco, permitindo a saída das unidades militares e a aproximação às populações".

"Para se poder apreciar o potencial e o papel das Forças Armadas é preciso conhecê-lo" e o Dia da Defesa Nacional tem permitido essa divulgação "com sucesso", sobretudo depois das alterações introduzidas este ano no modelo, afirmou a governante nos Paços do Concelho de Vila do Porto.

Antes da assinatura do protocolo, Berta Cabral visitou as atividades do Dia da Defesa Nacional no Porto de Vila do Porto e, numa confraternização com os jovens, fez um balanço final muito positivo da 10ª edição nos Açores.

Posteriormente, a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional visitou a "tracking station" da Agência Espacial Europeia, onde da Edisoft (tecnológica do grupo Thales com uma participação da Empordef) opera o sistema europeu de navegação Galileo. Na estação do Monte das Flores, dotada de tecnologia de ponta, estão investidos cerca de 8 milhões de euros.

Atualizado em: 12-09-2014 11:17 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer