Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Defesa entrega Convento do Coleginho à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa 
 
Secretária de Estado e da Defesa Nacional discursa durante a cerimónia 
Instituição de solidariedade social paga 698 mil euros pelo imóvel histórico onde irá investir mais de 2 milhões.

 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional entregou esta terça-feira a chave do Prédio Militar n.º 71/Lisboa (PM 71/Lisboa) - Convento do Coleginho ao Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), na cerimónia de assinatura do auto de cedência, realizada no próprio local.

Além de Berta Cabral e Pedro Santana Lopes, estiveram presentes o Diretor-Geral de Recursos de Defesa Nacional, Alberto Coelho, e a Secretária-Geral da SCML, Susana Santos Duarte, que assinaram o documento. Estiveram também presentes outros altos dirigentes da pluricentenária instituição de solidariedade social e da Defesa Nacional.

A alienação do Convento do Coleginho foi efetuada mediante a contrapartida financeira de 698 mil euros e tem como finalidade a requalificação do imóvel, por forma a permitir dar resposta social e cultural às comunidades da Mouraria, por um período de 10 anos.

A Santa Casa anunciou a intenção de fazer um investimento superior a 2 milhões de euros para “transformar este edifício num lugar de encontro, conhecimento, partilha e apoio”.

O PM 71/Lisboa, situado na Mouraria, está desocupado desde o final do século passado, com a transferência da Direção do Serviço Histórico-Militar (DSHM) do Exército. Trata-se de um edifício histórico, referido em documentos desde 1496. Vulgarmente designado como Convento do Coleginho, é reconhecido como “a primeira casa da Companhia de Jesus no mundo inteiro e o primeiro colégio para externos da Companhia, em Portugal”. Com a expulsão da Companhia de Jesus, em 1834, o edifício foi ocupado pelo 4.º Batalhão da Guarda Nacional e passou para o domínio estatal, até março deste ano, quando passou para o domínio privado do Estado, pela Resolução do Conselho de Ministros 9/2015.

Durante o mandato deste Governo, através de cedência, alienação, arrendamento ou venda, já foram rendibilizados 39 imóveis disponibilizados pelo reajustamento do dispositivo militar.

Atualizado em: 14-07-2015 16:13 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer