Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Comemorações do Dia do Município da Batalha 
 
 
A sessão solene decorreu nas Capelas Imperfeitas, no Mosteiro da Batalha.

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco presidiu à Sessão Solene do Município da Batalha, que decorreu esta sexta-feira.

Durante o seu discurso José Pedro Aguiar-Branco referiu que a presença nestes locais históricos “relativiza-nos” e dá-nos “um ânimo suplementar à nossa autoestima para podermos ultrapassar os desafios”, revelando ainda “as capacidades que os portuguese têm para poder vencê-los”, por mais difíceis que pareçam. “É essa memória que devemos associar aos desafios presentes” para sermos capazes de os vencer, designadamente: “a autonomia financeira”, a “reafirmação da nossa soberania” e a “consolidação de uma estratégia para o País”, frisou.

Por sua vez, Teresa Morais, durante as palavras que dirigiu aos presentes, referiu-se ao Mosteiro da Batalha como “um espaço magnífico”, uma referência e “uma memória de infância”, por se tratar de uma “obra magnífica na vida de um povo”.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, destacou, durante a sua intervenção, as personalidades ligadas ao município e evocou a “história grandiosa” da Batalha, que se cruza com a história de Portugal.

Agradecendo a presença do ministro da Defesa Nacional e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Paulo Batista Santos, destacou também o trabalho realizado nos últimos quatro anos na pasta da Defesa Nacional, relembrando a relação “muito forte” do concelho com o Exército e com as Forças Armadas que acolhe, desde 9 de abril de 1921, o túmulo do Soldado Desconhecido” no Mosteiro da Batalha, perante “sinal de respeito de todos os que caíram no cumprimento do dever nacional”.

Durante a cerimónia foi feita ainda a entrega de Medalhas de Mérito Municipais e a imposição da Medalha de Defesa Nacional ao Presidente do Município.

Atualizado em: 15-08-2015 03:00 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer